sábado, 10 de maio de 2014

A arte de saber cuidar

Imagem Google
O universo sentimental de qualquer pessoa é o reflexo do que absorve no decorrer de sua infância. Assim, se uma criança recebe amor na medida certa, será um adulto mais afetuoso e mais bem preparado para a vida. O contrário também é verdadeiro, ou seja, se ela não é amada, dificilmente saberá amar. Mas, afinal de contas, qual é a dose certa do amor?

Desde os primeiros passos até a conquista da independência de um indivíduo é de suma importância a participação e interação entre pais e filhos.Vivemos uma vida agitada, estressante e, em muitos casos, nossas relações são superficiais, o que afeta profundamente a qualidade da nossa convivência. É preciso, antes de tudo, ter cuidado no cuidar. Ausências constantes e desatenção na primeira fase da vida podem gerar sérias consequências no futuro, já que transmitiremos somente aquilo que recebemos.

“Fundamental é mesmo o amor”, diz o verso da bela canção Wave de Tom Jobim. Realmente, não é possível, pelo menos para a grande maioria das pessoas, existir sem este sentimento tão imensurável que se apresenta de várias formas, tais como respeito, solidariedade, amizade. Se algo fora do normal acontece durante a formação do caráter de uma criança, como um ato de violência, por exemplo, essa base se perderá e será difícil recuperá-la. É muito tênue a linha que separa o bom e o ruim dentro de cada um.

Todo mundo/ou quase todo mundo quer ser feliz, encontrar alguém, constituir uma família e viver em paz. Contudo, a realidade não segue um roteiro com começo, meio e fim como um filme de amor. Uma vida perfeita é ilusão. A condição humana não permite tal feito. Porém, pode-se alcançar a tão sonhada felicidade em vários momentos da vida, mas para isso há que se estar bem consigo, tarefa difícil para quem trás no coração o vazio deixado pelo desamor.
O amor em demasia, aquele no qual há o exagero na proteção, torna as pessoas frágeis e dependentes, ao passo que a falta dele as torna inseguras e amargas. É preciso buscar o equilíbrio nas relações. Ainda que seja difícil, devido as incertezas do caminho, não é impossível. Saber dar liberdade ou dizer não no momento certo denota o verdadeiro sentido deste sentimento tão necessário para nossa existência.





Nenhum comentário:

Postar um comentário